Realizado de 22 a 24 de agosto de 2008, com o patrocínio da Brasil Telecom, foi um passo importante para incentivar e dinamizar a elaboração de um Banco de Projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade dos moradores do município de Nova Xavantina (MT) e região.

 

O Seminário contribuiu com instrumentos teóricos e metodológicos para a construção de novos paradigmas articulados a partir da visibilidade de um universo de propostas coerentes para dinamizar as relações humanas, socioculturais e o uso adequado dos recursos naturais em diversos projetos a serem executados a curto e médio prazos.

 

O entrelaçar de saberes tradicionais e conhecimento sistematizado é fundamental para estabelecer um diálogo mais amplo e enriquecedor e contemplar as dimensões da criatividade, sensibilidade e racionalidade e o discernimento dos contextos naturo-ético e sociocultural que impulsionam o ser humano a uma ação equilibrada e construtora de paz.

 

Os eixos temáticos dos projetos foram identificados a partir da coleta de informações em algumas áreas estratégicas do desenvolvimento regional, buscando aprimorar o conhecimento via pesquisa sistematizada e ações diretas sobre problemas, a fim de colaborar com soluções mais eficazes. Para isso houve a formação de equipes multidisciplinares com o fim de atingir ações de alta qualidade.

 

O Idheia em Ação - I Seminário proporcionou, pela formação dessas equipes multidisciplinares, um processo mais abrangente e dinâmico que facilitou a aquisição de saberes e a visão de futuro, com vistas às metas fundamentais a serem alcançadas na realização dos projetos elaborados.

 

A programação do seminário consistiu em vivências com os sócios do Idheia e convidados colaboradores, que participaram do minicurso sobre desenvolvimento teórico-metodológico para elaboração de projetos. Foi utilizada no evento uma dinâmica de trabalho que foi desde o levantamento de problemas, suas conseqüências e propostas que viabilizem soluções a curto, médio e longo prazos.

 

Cada Grupo de Trabalho“GT” – formado durante o seminário ficou responsável pela construção, encaminhamento e realização de um projeto em uma das áreas de atuação do Idheia.

 

 

 
 

Patrocínio

 

 

       
       
       
 
Idheia Universideia  Universidade das Ideias