Evento promovido pelos
Amigos da Arte

Cora Coralina foi a homenageada.

A linguagem poética cria novos sentidos

e significados para vida.

O evento foi dedicado à troca de experiências.

Recitação de Poemas

Divulgação da produção

de escritores e poetas de Nova Xavantina e região.

Apoio:

Sociedade Brasileira de Eubiose

Turismo UNEMAT

Idheia – Ação Consciente

Aninha e suas pedras

Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

Cora Coralina

IDHEIA PROMOVEU RODA DE POESIA NESTE SÁBADO EM NOVA XAVANTINA

02.07.2011

O Instituto de Desenvolvimento Humano e Educação Interativa Alvorada - IDHEIA -, organização não governamental situada na Rua Lucia Costa, esquina com a  área verde que fica em frente ao antigo prédio da Rádio Roncador FM, no bairro Jardim Alvorada, em Nova Xavantina, promoveu neste sábado, 02, um encontro de Arte denominado “Roda de Poesia, Poesia na Roda”; evento que reuniu poetas e poetizas de toda a cidade, professores, artistas plásticos, músicos e amantes das artes em geral para uma noite de lazer, entretenimento e muita cultura, neste início de temporada de férias no município.

O evento foi dedicado à poetiza goiana Cora Coralina, e constou de recitação de poemas, divulgação de trabalhos dos poetas e poetizas e apresentações musicais, estas à cargo da Profª Cássia de Biase -que leciona música no IDHEA- e de Fernando Saad - cantor excepcional e agora também aluno de música da Profª Cássia.

A dupla proporcionou momentos de forte emoção e sentimento na platéia, como quando a Profª Cássia interpretou ao piano o clássico "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré; ou quando Fernando Saad cantou e tocou no teclado "Como vai você?", letra e música de Antonio Marcos, que Roberto Carlos gravou.

Conduzido pela diretora de teatro Irene Marques Alexandria, o "Roda de Poesia, Poesia na Roda" teve o apoio do Departamento da Sociedade Brasileira de Eubiose de Nova Xavantina, do curso de Turismo da Unemat local e da Prefeitura Municipal, através da Divisão de Marketing, que participou com a divulgação do encontro.

Representando o Poder Executivo Municipal também estiveram presentes e apresentaram seus trabalhos literários o Secretário Municipal de Administração, Edivaldo Celestino Barbosa e a vice prefeita, Profª Maria Aparecida Vaz de Andrade. A programação foi aberta pela anfitriã da noite, a Profª Maria Nazareth Bizutti, que homenageou a poetiza Cora Coralina, declamando o poema -"O Cântico da Terra".

Seguiram-se as participações do poeta baiano Valter Moraes (foto), do ator e poeta Valdir Nunes Leal; da teatróloga, escritora, pintora e professora de dança, Hannelore Shops -precursora do teatro em Nova Xavantina, autora do livro "A Fuga", no momento com o segundo livro em preparação; e da aluna e poetiza Lúcia Alves Batista, que fez uma bonita homenagem à sua professora -a diretora de teatro e proprietária da Escola Fisk no município, Profª Silvia Maia, que também fez a sua apresentação.

O IDHEIA – Ação Consciente – é uma organização não governamental dirigida e coordenada pela Profª Maria Nazareth Bizutti, devidamente registrada documentalmente desde 2.007. A professora e artista plástica mantém no ar há 19 anos o programa semanal “Roda dos Tempos”, apresentado nas manhãs de sábado, a partir das 11.00 horas na Rádio Nova Xavantina-AM; de conteúdo cultural, musical e filosófico.

A entidade possui prédio próprio, construído com recursos próprios, cuja planta, entre outras coisas, contemplou a construção de uma mini arena em forma sextavada, justamente visando a realização de recitais de poesia.

Entre os objetivos principais do IDHEIA estão a concretização de uma universidade livre, feita de ideias e realizações que inclua toda a forma de produção artística e cultural da comunidade, moldando novas formas de pensar e agir a partir do foco da evolução humana e sua interação com o universo que nos cerca.

Segundo a Profª Nazareth, o objetivo é transformar o órgão na "Escola de Artes Tarsila do Amaral", em homenagem à grande pintora e desenhista paulista do início do século passado - uma das figuras centrais do movimento modernista de 1.922, deflagrado por ela e pelos irmãos Oswald e Mário de Andrade; e considerado um marco na cultura brasileira.

Segundo os organizadores, o evento deste sábado deverá se repetir oportunamente.

Universidade das Ideias - Universideia